Um dia após termos celebrado com muita alegria o Coração de Jesus, hoje voltamos nossos olhares e atenções para o Coração Imaculado de sua Mãe, a Virgem Maria. É para este coração que é dedicada a nossa comunidade.
Muitos santos, ao longo da história, foram devotos do Imaculado Coração de Maria. Um dos mais notáveis é, sem dúvidas, São João Eudes, que em 1648, conseguiu aprovação do bispo de Autun, na França, para celebrar este culto, que foi difundido para toda a Igreja no século XIX.
Mas foi somente após as Aparições de Fátima, em 1917, que essa devoção se espalhou de fato pelo mundo todo. Nessas aparições, Maria apareceu com o seu coração rodeado e ferido por espinhos, que representavam os pecados dos homens.
O Imaculado Coração de Maria é um caminho reto e seguro para todos aqueles que querem se aproximar de Deus, pois nele encontramos o próprio Deus.
O Pai o preparou e fez deste coração uma morada digna do Espírito Santo, para que Jesus pudesse vir ao mundo. Assim, o Coração de Maria foi coberto de todas as graças e revestido de pureza e tornou-se morada de Deus.
Este é o segredo para Nossa Senhora estar sempre serena e feliz: seu coração é seu tesouro e tudo o que é mais valioso, ela guardou e meditou ardentemente nele (Lc 2,19.51).
Nada perturba este Imaculado Coração, nem mesmo quando estava diante da morte de Seu Filho na Cruz, pois está preenchido com o amor de Deus e sabe confiar nas promessas do Pai.
Dessa forma, o Imaculado Coração de Maria é exemplo para todos nós, de confiança e fidelidade ao amor de Deus e também é nosso porto seguro em meio às dificuldades, para termos a serenidade de nossa mãe em meio aos desafios, como nos ensina São Josemaria Escrivá: “Não há tempestade capaz de perturbar o dulcíssimo coração de Maria. Quando você avistar a ventania se aproximando, se buscar a segurança no firme refúgio que é Maria, não haverá risco de perder a rota ou de afundar”. (São Josemaría Escrivá)
Maria, mais do que ninguém, soube viver os sofrimentos desta vida. Desde o anúncio de Simeão, de que uma espada transpassaria a sua alma (Lc 2, 34-35), ela suporta todas as coisas por amor ao seu Filho em Sua missão redentora. Assim, o Coração de Maria é também, nosso modelo para enfrentarmos os sofrimentos de nossa vida.
Portanto, se quisermos estar unidos a Deus, vamos ao Imaculado Coração de nossa mãe, que está ansiosa para estar perto de nós e nos coloca em seu colo, para cuidar de nossas feridas e nos levar ao Pai.
E perto desse Coração, peçamos perdão de nossas faltas e pecados para reparar este Coração que tanto sofre de amor por seus filhos e filhas.
Por fim, peçamos também a serenidade, para que também nós, possamos enfrentar as dificuldades e sofrimentos de nossa vida com a confiança em Deus, para se cumprir em nossa vida a promessa que ela mesmo fez a todos nós, em Fátima:
“Por fim, o Meu Imaculado Coração triunfará”
Ó Imaculado Coração de Maria, fonte de graças e virtudes, sede a nossa salvação!