Por muitas vezes, na correria da rotina, rezamos sem nos perguntar o porquê de estarmos rezando. Ou até mesmo esquecemos da necessidade da oração, visto tantos compromissos e pendências. Por isso, é necessário nos lembrarmos sempre sobre a importância do diálogo com o nosso Deus, e com o oferecimento do nosso tempo a Ele.
A oração é porta para a fé, é pilar essencial para a construção de uma espiritualidade mais profunda, é anseio de nossa alma, de estarmos na presença do Pai que tanto nos ama, dividindo com Ele as nossas angústias e dificuldades. Quando oramos deixamos de viver para nós mesmos, e passamos a entregar nossa vida cada vez mais a Deus.
“Para mim, a oração é uma elevação do coração, um singelo olhar para o Céu, um clamor de gratidão, o amor no meio da provação e da alegria” – Santa Teresinha
Existem inúmeras maneiras possíveis de rezar. Podemos rezar dizendo “oi” para Jesus, podemos orar pedindo intercessão de um santo, podemos orar pedindo a proteção de Maria, podemos orar através de orações tradicionais de nossa fé… Uma das maneiras mais especiais de oração é a proclamação do Rosário, ou do Terço.
O Papa João Paulo II era grande adepto do Rosário, reconhecia a sua importância e via a beleza que é contemplar os mistérios de Cristo, aproximando-O de nossas vivências hoje. Como dizia ele:
“O Rosário é minha oração predileta. Oração maravilhosa! Maravilhosa na simplicidade e na profundidade. […] De fato, sobre o fundo das palavras da “Ave, Maria” passam diante dos olhos da alma os principais episódios da vida de Jesus Cristo. […] Ao mesmo tempo, o nosso coração pode incluir nestas dezenas do Rosário todos os fatos que formam a vida do indivíduo, da família, da nação, da Igreja e da humanidade, acontecimentos pessoais e do próximo, e de modo particular daqueles que nos são mais familiares e que mais estimamos. Assim, a simples oração do Rosário marca o ritmo da vida humana.” – Papa João Paulo II
Que possamos reconhecer a importância do Rosário na construção de nossa espiritualidade. Por ele, rezamos juntamente com Maria, contemplamos a vida de nosso Salvador e pedimos Sua misericórdia para com nossas vidas.
“O Terço é um tesouro inestimável inspirado por Deus” – São Luís Maria Grignion de Montfort