Elas estão nas celebrações, nas paredes de nossa igreja, nos altares de nossas casas, em nossos pescoços, em nossas mãos, em nossos terços… A Santa Cruz é o símbolo que representa a nossa fé, e como cristãos, podemos identificar nossos iguais quando reconhecemos o símbolo da cruz.
Hoje, dia 14 de setembro, somos convidados a celebrar a Solenidade da Exaltação da Santa Cruz! Essa Solenidade está ligada às duas basílicas de Jerusalém construídas por Constantino e dedicadas à devoção da Santa Cruz, que foi encontrada pelo auxílio de Santa Helena e apresentada aos fiéis em 335.
Sim, como dito anteriormente a cruz é símbolo de nossa fé e nos representa como cristãos, mas será que sabemos sobre a sua real importância? E sobre o que ela nos ensina?
A cruz é representação da vitória de Cristo sobre a morte, sobre o pecado! Ele nos mostra o profundo Amor que nos salvou, um Deus que entregou Seu Filho único por nós, para redimir nossos pecados. Como dizia São Maximiliano Kolbe, “A cruz é a escola do amor”.
Portanto, a cruz é para nós, lembrança da existência do amor. Podemos ter esperança porque um dia, o amor se provou na cruz por nós. Onde muitos vêem apenas o sofrimento, nós vemos entrega e esperança.
“A cruz nos lembra que não há amor verdadeiro sem sofrimento, não há dom da vida sem dor” – Papa Bento XVI
O Senhor não nos prometeu que seria fácil, mas que estaria ao nosso lado em todos os momentos. Essa é a beleza de nossa fé, compreender o propósito das nossas provações, e ter a certeza de que nosso Pai olha por nós, e nos protege de todos os males maiores.
Que possamos então verdadeiramente refletir sobre o Sacrifício de Amor que nos alcançou e libertou!
Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!