Logo após o nascimento de Jesus, recordamos a Sagrada Família, exemplo vivo de como deve ser a experiência fraterna ao lado de nossos familiares. A Igreja tem um enorme apreço, e sempre atribuiu um grande valor a Sagrada Família, considerando-a como patrimônio, um dos maiores tesouros da humanidade.
A família é escola de comunhão, é dentro dela que somos expostos e aprendemos sobre a fé, e é nela que damos os primeiros passos na caminhada cristã. Por isso, entendemos que a família é uma pequena Igreja doméstica.
“A grande missão da família é dar lugar a Jesus que vem, acolhê-lo na família, na pessoa dos filhos, do marido, da esposa, dos avós. Jesus está ali” – Papa Francisco
Sabemos que, por ser o Deus vivo, Jesus poderia ter vindo ao mundo de diversas maneiras… em meio a riquezas, em meio aos nobres… Mas Ele optou por habitar em uma família, se fazendo humilde, pequeno e dependente. E, neste ato, nos ensina sobre o amor familiar. Jesus, Maria e José são, em excelência, o que Deus deseja para nós. Um ambiente protetor e santificador.
Jesus era submisso aos Seus pais, mesmo sendo o Filho de Deus vivo, assim como pede os mandamentos. Honrou em todos os momentos Maria e José, mesmo que Sua missão fosse tão grandiosa. E por ser submisso à sua família, conseguiu cumprir com excelência sua missão na terra: ser a escola do Evangelho vivo!
Que lindo exemplo Cristo nos deu. Mostrou, em ações, o poder que uma família pode ter, se pautada no evangelho e nos caminhos escolhidos por Deus.
Consagremos hoje a nossa família nas mãos de Jesus, Maria e José, para que eles sejam guias de santificação.
“Ó, Redentor nosso amabilíssimo, que, vindo a iluminar o Mundo, com a vossa doutrina e exemplo, quisestes passar a maior parte de vossa vida mortal na humildade e obediência a Maria e a José, na pobre casa de Nazaré, santificando aquela família, que devia ser o modelo de todas as famílias cristãs, aceitai benigno a nossa que hoje a vós se dedica e consagra.
Protegei-a, guardai-a e firmai nela vosso santo temor, a paz e concórdia da caridade cristã, para que, conformando-se ao divino modelo de vossa Família, possa conseguir toda a nossa família, sem exclusão de nenhum de seus membros, a felicidade eterna.
Maria, Mãe amorosa de Jesus, e nossa carinhosa Mãe, fazei que, com vossa poderosíssima intervenção, Jesus aceite esta nossa consagração, e consegui-nos dele suas graças e divina bênção.
Ó José, protetor santíssimo de Jesus e de Maria, socorrei-nos, com vossas preces, em todas as nossas necessidades espirituais e temporais, para podermos louvar eternamente a Jesus, nosso Redentor, em vossa companhia e na de Maria, vossa Esposa, Amém”
Sagrada Família, rogai por nós!