Nossas Pastorais
Âmbito Família
Evangelização de crianças, adolescentes e adultos, preparando-os para a vida em comunidade, como discípulos de jesus e para a participação nos sacramentos da iniciação cristã.
Promove os encontros de noivos e dos casais que buscam a legitimação.
Desperta os casais de primeira união para uma maior vivência cristã, através de encontro anual e de círculos mensais de estudo da Palavra de Deus e dos documentos da Igreja
São 18 capelinhas do Imaculado Coração de Maria conduzidas por três zeladoras atuantes (cuidadora da Capelinha), convidando a todos para a oração em família.
Dá suporte para os casais que vão se casar em nossa paróquia no que diz respeito à liturgia matrimonial.
Através de orações e visitas às famílias, hospitais, creches e asilos anuncia a Palavra de Deus e dá seu testemunho de solidariedade. Sob a proteção da Virgem Maria, está à serviço da igreja e da santificação de seus membros.
Tem por finalidade a santificação pessoal e a evangelização das famílias e da sociedade, com uma devoção especial ao Sagrado Coração de Jesus.
Objetiva despertar e motivar as pessoas a darem seu SIM à Deus e encaminhá-las para as vocações específicas na caminhada de comunidade.
A missão é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã.
Acompanha famílias enlutadas da comunidade, procurando confortá-las no momento de dor pela separação do ente querido, por meio da fé na Ressurreição e na Vida Eterna.
Âmbito Formação
Tem como objetivo orientar os Pais e Padrinhos para o batizado dos seus filhos e afilhados.
Grupo formado por adolescentes que estuda e coloca em prática os exemplos e ensinamentos deixados por Santo Antônio Maria Claret.
Por meio da Leitura Orante da Bíblia propicia a partilha e o aprofundamento da Palavra de modo a superar as dificuldades e carências da compreensão da palavra de Deus.
Jovens que promovem ação missionária segundo o carisma e o estilo de Santi Antonio Maria Claret.
Com um encontro mensal, propõe formação e reflexão aos animadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão, colaborando, assim, na preparação e motivação dos encontros dos grupos.
Igreja que se reúne nas casas e utiliza, nos encontros, a Leitura Orante da Bíblia para refletir a mensagem de Jesus. Os grupos se reúnem semanalmente, nas residências e edifícios dos participantes.
Grupo de homens e mulheres que estudam e propagam o carisma de Santo Antônio Maria Claret, dedicando-se à oração, à eucaristia e à devoção de Maria.
Âmbito Liturgia
Tem como objetivo principal organizar, acompanhar e auxiliar as celebrações, de forma que possa envolver ativamente os membros da comunidade paroquial, cuidando da preparação e realização das celebrações, promovendo integração entre diferentes equipes de celebrações zelando pela qualidade e eficácia.
O ministro leitor tem por objetivo proclamar a Palavra nas celebrações e integrar-se nas atividades da igreja, testemunhando a presença de Deus na vida individual e em comunidade.
Tem por objetivo acolher os irmãos, de forma calorosa, para que possam se sentir bem nas missas e nos encontros, e estar sempre à disposição para cumprir com as necessidades da paróquia, promovendo a evangelização pelo testemunho dos evangelizadores.
Tem como objetivo primordial auxiliar a Comunidade
a participar mais plenamente das Celebrações, por meio de cantos litúrgicos apropriados para
cada momento. Esse papel é desempenhado por cantores e instrumentistas dedicados, comprometidos em desenvolver seus conhecimentos litúrgicos. A missão fundamental desta Pastoral e Louvar a Deus e preparar os corações dos Fiéis para receber e acolher Sua Palavra, reconhecendo a música como uma parte exencial da Liturgia. Além disso, a Pastoral busca apoiar os Sacerdotes e toda a Comunidade Paroquial, dispondo-se a contribuir em todos os momentos em que for solicitada.
A Pastoral da Música Litúrgica é composta pelos seguintes grupos:
– Ministério de Música Filhos de Maria
– Grupo de Música Sagrada Família
– Grupo de Música Renascer
– Grupo de Música Kairós
– Grupo de Música Família do Coração
– Grupo de Música S.O.S
– Ministério de Música Palavra Viva
– Ministério de Música Maranatha
– Grupo de Música Theus
O ministro extraordinário da sagrada comunhão é, na Igreja Católica, um leigo a quem é dada permissão, de forma temporária, de exercer este ministério. As principais atribuições dos MESC são levar a Sagrada Comunhão aos doentes, idosos e impedidos de participar da Santa Missa, em hospitais, clínicas e residências e auxiliar os Sacerdotes na Santa Missa distribuindo a Sagrada Comunhão.
Ser coroinha é servir a Deus e a toda comunidade, ajudando nas celebrações litúrgicas. Ele tem uma função muito importante: desempenhar um ministério; um serviço que exige dedicação, responsabilidade, compromisso consigo e com Deus.
O objetivo é levar os participantes a experimentar o pentecoste pessoal, a crescer e chegar à maturidade da vida cristã plena no Espírito Santo. Temos na reunião de oração o anuncio da Palavra de forma querigmática e momentos de oração onde se busca uma renovação espiritual, que transforma a vida pessoal do cristão e todos os seus relacionamentos com Deus, com a família, com a igreja e com a comunidade.
Palavra Viva:
Toda as segunda-feira às 20h
Nossa Senhora das Graças:
Toda sexta-feira às 15h
É um grupo de jovens da Renovação Carismática Católica presente na Paróquia, que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a partir da experiência do batismo no Espírito Santo.
Encontro todo sábado às 16h30
Grupo de Oração da RCC para adolescentes. Tem como objetivo a evangelização através da oração, das artes, do testemunho da vida e de uma experiência íntima com Deus. Promove formação através do estudo da doutrina, com muita alegria e animação.
Encontro todo domingo às 10h
Âmbito Pastorais Sociais
A Padaria da Paróquia Coração de Maria tem por objetivo fabricar e vender pães cujo valor arrecadado é repassado para o Centro Social da Paróquia que atende a população carente da cidade e também são fabricados pãezinhos para serem distribuídos às crianças durante as missas.
Conta com mais ou menos 20 voluntários para a fabricação dos pães, todos os sábados das 6h30 às 14h e para a venda feita às 10h e no final das missas de sábado e domingo.
Tem por objetivo realizar visitas às crianças internadas no Hospital Infantil Sagrada Família, sempre em duplas, com a camiseta da pastoral, respeitando a ideologia e a religião das famílias e levando aos acompanhantes da criança, que também estão fragilizados, uma palavra de apoio e força, testemunhando o amor misericordioso de Deus.
Tem por objetivo o acompanhamento de gestantes e crianças até completarem seis anos de idade e que vivem em condições de dificuldades materiais ajudando-as a lutar por acessos e direitos sociais básicos.
Realiza três atividades: visita domiciliar, pesagem e distribuição de complementos alimentares para as crianças em desnutrição, dia da celebração da vida, reflexão e avaliação.
A Pastoral tem por objetivo a presença samaritana junto ao enfermo, a nível hospitalar e domiciliar, procurando integrar o doente consigo mesmo, com sua família e com a comunidade, confortando e orientando.
A atividade é confeccionar e doar enxoval de recém-nascido para gestantes carentes. A doação é baseada nos critérios socioeconômicos; apresentação de documentos com fotos das gestantes e apresentação de Pré Natal, o que dá segurança quanto aos cuidados de proteção à vida desde o ventre materno até o pós-parto. Conta com 30 voluntárias e, para atingir seus objetivos e cobrir despesas, contam com doações das mesmas, da comunidade e da venda dos artesanatos fabricados pelas voluntárias.
O objetivo é motivar, planejar, organizar e executar iniciativas pela implantação e funcionamento do dízimo na comunidade e acompanhar os fiéis no que diz respeito à consagração, conscientização de sua vivência na comunhão e corresponsabilidade na evangelização. O dízimo é compreendido como a expressão máxima do exército da caridade.
O objetivo da Pastoral é levar alimento espiritual e material às famílias carentes, visando o crescimento e ajudando na saída do estado de pobreza profunda. Atua também na ajuda às entidades e Associações que prestam serviços aos carentes.
Instituição criada e mantida pela Paróquia Coração de Maria e por voluntários, com objetivo de proporcionar saúde física, emocional e espiritual às pessoas carentes de Londrina e região por meio de assistência médica voluntária. Busca prevenir doenças e promover a recuperação do ser humano.