O que a conversão de São Paulo tem a nos ensinar?

Provavelmente você já ouviu uma história de como Jesus tem o poder de revolucionar a vida das pessoas “Olha o que Ele fez com a vida de Saulo, transformou de tal maneira que até mudou de nome!” 

Dia 25 de janeiro é dia de dar graças e louvores a Deus pelo Seu poder. Hoje, segundo a tradição católica, lembramos da conversão de São Paulo. A conversão de São Paulo é exemplo do poder de Deus em nossas vidas e de como a Verdade é capaz de mudar toda a nossa história.

Não é atoa que é a única conversão que é comemorada durante o ano litúrgico. A história de São Paulo acontece de maneira até didática, sobre como as pessoas escolhem por Deus e optam por abandonar a velha vida.

Antes perseguidor de cristãos, experienciava ações e pensamentos que fugiam muito dos planos de Deus para ele. Em certo dia, viajava em direção a Damasco, quando viu uma luz e, por consequência, caiu do cavalo. 

 

Nesse momento, ouviu a voz do Senhor dizendo “por que você me persegue? Eu sou Jesus, a quem você persegue” 

 

E, ao levantar, percebeu que estava cego. Chegando em Damasco, encontrou com o discípulo Ananias, que lhe apresentou o Espírito Santo, e assim, voltou a ver e se converteu. 

 

Através desse processo, o Senhor modificou toda a vida de Paulo, que passou de perseguidor a perseguido.

 

Hoje, somos convidados a refletir sobre a conversão de Paulo e sobre o como estamos vivendo nossa fé. Muitas vezes, nos recusamos a abrir mão de pequenas coisas em nossas vidas, por egoísmo, mesmo sabendo que Deus sempre terá o melhor para nós. 

E nisso, São Paulo nos é exemplo. Sua mudança de vida nos ensina sobre entrega completa, sobre a força de deixar de lado tudo que somos e iniciar um novo caminho, uma nova história, escrita por Aquele que nos ama e nos conhece pelo íntimo. 

Então, que Paulo seja exemplo de conversão e mudança de vida.

São Paulo, rogai por nós! 

Compartilhe essa notícia