Exaltação da Santa Cruz

“Mesmo sendo Deus, Cristo humilhou-se, fazendo-se servo. Eis a exaltação da Cruz de Jesus!” (Papa Francisco)

No dia 14 de setembro a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz. Neste dia, não celebramos o horror dos sofrimentos que Cristo padeceu por nós, mas sim o amor que Ele manifestou aos homens ao aceitar morrer na Cruz pela remissão dos nossos pecados.

Cruz de Cristo, sinal cura

 No Antigo Testamento, Moisés levantou no deserto uma serpente de bronze, e quem olhava para ela, era curado. Depois do sacrifício redentor de Cristo, nós é que somos curados quando olhamos para a Santa Cruz.

 Quando contemplamos a Cruz de Cristo e nos permitimos ser alcançados pelo amor misericordioso de Jesus, somos curados de nossas dores e aflições, e compreendemos que seguir Jesus é um caminho de Cruz. Foi por isso que Ele disse: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16,24).

 E é justamente quando tomamos a nossa própria cruz com amor e a carregamos, sem arrastá-la, é que exaltamos a Cruz de Cristo. Arrastar a cruz é reclamar de nossos sofrimentos, é culpar Deus por nossos problemas. Carregar a cruz, é buscar viver o sofrimento como uma oportunidade de se aproximar de Deus e permitir que Ele possa agir em nossa vida.

 

Cruz de Cristo, sinal de amor e salvação

 A Santa Cruz foi embebida pelo sangue de Jesus, ela foi o instrumento da nossa salvação e é sinal do amor de Deus por nós. Por isso ela é tão importante em nossa caminhada cristã.

Neste sentido, o Papa Francisco afirmou: “quando olhamos para a Cruz onde Jesus foi pregado, contemplamos o sinal do amor infinito de Deus para cada um de nós e a raiz da nossa salvação. Daquela Cruz vem a misericórdia do Pai que abraça o mundo inteiro”.

O Missal Romano, na Festa da Exaltação da Santa Cruz, nos diz: “A cruz, sinal do mais terrível entre os suplícios, é para o cristão a árvore da vida, o tálamo, o trono, o altar da nova aliança. De Cristo, novo Adão adormecido na cruz, jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja. A cruz é o sinal do senhorio de Cristo sobre os que no Batismo são configurados a ele na morte e na glória (cf. Rm 6,5). Na tradição dos Padres, a cruz é o sinal do Filho do homem que comparecerá no fim dos tempos (cf. Mt 24,30)”.

 

A festa da Exaltação da Santa Cruz

 A festa da Exaltação da Cruz está relacionada com a dedicação das basílicas que o Imperador Constantino mandou construir no Gólgota e sobre o santo sepulcro de Cristo, em Jerusalém, no ano 335.

Nessas basílicas eram veneradas as relíquias da Cruz de Cristo, que foram descobertas por Santa Helena, a mãe do Imperador Constantino, em 14 de setembro de 320, enquanto fazia uma peregrinação por Jerusalém.

Contudo, no ano 614, as relíquias da Santa Cruz de Cristo foram roubadas pelos persas, que travaram uma guerra contra os romanos. O Imperador Heráclio propôs um pacto de paz com Cosroes II, o rei dos Persas, que não aceitou. Diante disso, entrou em guerra com ele e venceu, perto de Nínive. Então Heráclio pediu a restituição da Cruz e a levou de volta para Jerusalém em 14 de setembro de 628.

Desde esse acontecimento, é celebrado liturgicamente a Festa da Exaltação da Santa Cruz.

 

Oração para rezar neste dia:

“Pelo sinal da santa cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos.

Senhor Jesus, por Tuas chagas fomos curados!

Por Tua cruz fomos libertados! 

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1Pe 2,24)

Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados.

Se a cruz pesar seja nosso Cirineu; se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar; que a Tua cruz seja a minha salvação.

Ó Santa Cruz bendita onde a humanidade foi redimida e o Filho do homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.

Ó Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo Sangue Redentor tornou-se sinal de nossa salvação.

Jesus na Tua cruz eu coloco a minha cruz.

(Coloque sua intenção)

Salve, ó cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;

dá-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.

Louvor a vós, ó Trindade, fonte de todo perdão

aos que na Cruz foram salvos, dai a celeste mansão.

Jesus dai-nos a graça de viver os frutos da Tua redenção. (3x)

Amém!”

Compartilhe essa notícia