Cinquenta dias após a Páscoa, celebramos, com toda a Igreja, a Solenidade de Pentecostes, onde recordamos a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos no Cenáculo (At 2,1-11)
Após a Ressurreição e Ascensão de Jesus, os discípulos ainda estavam com medo da perseguição que já estavam enfrentando dos judeus. Foi somente na ocasião de Pentecostes, que aqueles homens e mulheres adquiriram coragem e passaram a testemunhar, sem medo, a Boa Nova de Jesus, transformando o mundo.
O Pentecostes marca, portanto, a primeira manifestação da Igreja, que nasceu na Cruz. Com o seus dons, o Espírito Santo fez a primeira comunidade começar a sua missão. E essa missão é dada até hoje a todos nós.
Jesus havia prometido o Espírito Santo e que não nos deixaria órfãos (Jo 14,18), dessa forma, o Pentecostes é um convite para, quando nos sentirmos sozinhos, clamarmos a presença do Espírito de Deus em nossas vidas.
Nós recebemos o Espírito Santo em nosso batismo e Ele nos une ao Senhor Jesus.
Somente no Espírito podemos dizer que Cristo permanece em nós e nós permanecemos Nele.
Também é o Espírito de Deus que nos santifica e nos move para buscar as coisas do alto. É Ele quem nos ilumina, nos purifica e nos reanima para trilhar o caminho de santidade todos os dias.
Precisamos, então, sermos dóceis ao Espírito Santo para nos aproximarmos cada dia mais a nossa vida a Cristo. É necessário termos um convívio íntimo com Ele, para que, através da oração, possamos moldar a nossa vida ao que Deus quer de nós.
E se queremos ter a presença constante do Espírito Santo, precisamos estar perto de Nossa Senhora, que mais do que ninguém, soube escutar a voz suave deste Espírito. Foi por isso que naquele Cenáculo Maria estava presente, pois sem ela não há Pentecostes e quanto mais uma alma invoca Maria, mais descerá sobre ela o Espírito Santo.
Peçamos neste dia que o Espírito Santo preencha os nossos corações e acenda em nós a chama do amor divino.
Confiantes, rezemos:
“Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém!”