De passos simples ao impossível, a vida de São Francisco de Assis

No dia 4 de outubro, a Igreja celebra a memória de São Francisco de Assis, um dos santos mais queridos e conhecidos no mundo. A simplicidade de sua vida e o amor incondicional que ele tinha por todas as criaturas de Deus nos deixam lições profundas sobre fé, humildade e serviço. São Francisco nos ensina que a verdadeira transformação começa dentro de cada um de nós, e que pequenas atitudes diárias podem levar a grandes milagres

A famosa frase de São Francisco, “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, em breve estarás fazendo o impossível.”, nos lembra que, por mais difícil que uma situação ocorra, cada passo dado com fé e confiança em Deus podemos nos levar muito além do que a gente imagina. 

Ele começou seu caminho com Deus se despojando de tudo, para viver na simplicidade e fazer o necessário: ajudar os pobres, cuidar dos doentes e proteger a criação. Ao longo de sua vida, foi fazendo o possível, com gestos de amor e dedicação. E hoje, vemos o “impossível” sendo realizado, com sua vida inspirando milhões de pessoas ao redor do mundo, depois de séculos de sua morte.

Que neste dia de São Francisco de Assis, a gente possa refletir sobre como estamos vivendo nossa fé. Estamos fazendo o necessário? Temos coragem de fazer o possível? Se olharmos com o coração aberto, veremos que Deus nos convida todos os dias a dar passos de fé, a servir os outros e a cuidar da criação. E, quem sabe, a partir dessas pequenas ações, Deus nos surpreenda e nos permita alcançar o que antes parecia impossível. Que São Francisco interceda por nós, para que, com humildade e amor, sigamos o caminho que ele tão bem nos ensinou.

São Francisco de Assis, rogai por nós!

Compartilhe essa notícia