Conheça um pouco mais sobre São José

O pai adotivo de Jesus tem um papel tão importante na história da Salvação que a Igreja faz uma pausa na liturgia quaresmal para celebrar a Festa de São José no dia 19 de março.

Neste dia, trocamos o roxo das vestes (que simboliza a penitência) pelo branco (que representa a pureza e a inocência).

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre São José a fim de estreitarmos nossa amizade com este a quem Deus confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos: Jesus e a Virgem Maria.

São José nos cuida como cuidou de Jesus

Assim como a Virgem Maria nos tem por seus filhos, também São José olha para nós com amor de pai.

Ou seja, assim como Jesus teve São José por seu pai nesta terra, nós também podemos tê-lo.

Na Carta Apostólica Patris Corde (Com coração de Pai), o Papa Francisco diz que “Jesus viu a ternura de Deus” em São José. E é esta mesma ternura que nós podemos receber de São José quando nos aproximamos dele em oração.

Aprenda com São José a fazer a vontade de Deus

Como homem obediente à voz de Deus, foi na escola de José que Cristo aprendeu a fazer a vontade do Pai. 

Sendo assim, também nós podemos contar com a ajuda de São José para aprendermos a fazer a vontade de Deus

Contudo, sua vida foi muito discreta, os registros sobre São José na Palavra de Deus são poucos.

Nenhuma palavra sua foi registrada pelos evangelistas. O que para nós pode significar que no convívio com Deus precisamos silenciar para ouvir seus apelos.

Ele foi um “homem justo” (Mt 1,19)

Na Bíblia Sagrada, ser justo significa ser puro diante de Deus, e o justo alcança o Céu (cf. Sl 37,29).

Ao ficar sabendo que Maria, sua noiva, estava grávida, São José não quis difamá-la, e então resolveu rejeitá-la secretamente (cf. Mt 1,19). Naquela época, a mulher que engravidasse antes do casamento era apedrejada até a morte, por isso, como homem justo, ele não contou nada a ninguém, poupando Maria.

E então, o Anjo apareceu-lhe em sonho a fim de revelar-lhe que o Filho que Maria esperava é obra do Espírito Santo, era o prometido salvador que Deus enviava ao mundo.

O Anjo ainda deu a ele a missão de dar nome ao Menino: “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21); e também de protegê-lo, por isso indicou a ele quando deveria fugir com Maria e o pequeno Salvador.

João Paulo II, na Exortação Apostólica Redemptoris Custos – sobre a figura e a missão de São José na vida de Cristo e da Igreja, deixou-nos um conselho: termos “sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir”.

Peçamos hoje a São José que nos ajude em nossa conversão diária, que saibamos ouvir a voz de Deus e a servir com humildade.

São José, rogai por nós!

Compartilhe essa notícia