No dia 21 de maio, a Igreja celebra a Solenidade da Ascensão do Senhor.
Esse dia marca o momento em que Jesus Cristo, após sua ressurreição, ascendeu aos céus diante dos olhos de seus discípulos.
A Ascensão é um dos eventos fundamentais da vida de Jesus e traz consigo profundos significados e ensinamentos para nós.
Narrada em Atos dos Apóstolos, foi o ponto culminante da missão de Jesus na Terra. Após sua ressurreição, ele passou quarenta dias ensinando e preparando seus discípulos para a missão que eles teriam pela frente: a de proclamar o Evangelho a todas as nações e criaturas.
Hoje, sabemos que a partida de Jesus não foi um adeus definitivo, mas sim um momento de cumprimento das promessas divinas, é a prova da vitória de Jesus sobre a morte e a confirmação de sua natureza. Ao subir aos céus, Ele mostra sua glória e majestade, sendo acolhido novamente no seio da Santíssima Trindade.
É o ápice da sua obra redentora e o início de uma nova etapa na história da salvação.
A importância da Ascensão do Senhor para a Igreja é gigante: primeiramente, ela confirma a divindade de Jesus e sua autoridade sobre todas as coisas.
Segundo: ela marca o momento em que Jesus envia o Espírito Santo aos seus discípulos, cumprindo sua promessa de estar sempre presente com eles.
O Espírito Santo é o Consolador, o guia e a força que sustentará a Igreja na missão de propagar o Evangelho pelo mundo.
Ela também nos recorda que fomos feitos para o céu!
Assim como Jesus subiu aos céus, Ele nos prepara um lugar e nos convida a olhar para as coisas do alto. Essa esperança nos impulsiona a viver de acordo com seus valores, buscando a santidade e a justiça em nossa caminhada.
É, por fim, uma oportunidade de renovarmos a nossa fé na vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, e também de nos comprometermos com a missão de levar seu amor e sua mensagem a toda criatura.
Que a Ascensão do Senhor seja para nós um convite a olhar para o alto, a buscar as coisas do Céu e a viver em comunhão com Deus… Até que Ele volte!
Jesus, nos auxilie em corresponder ao Seu Amor, que nos leva ao Pai!