O tempo quaresmal se aproxima, um dos momentos mais importantes do ano litúrgico. E, por isso, é indispensável que saibamos as particularidades da Quaresma, e preparemos nossos corações para vivenciá-la da maneira mais profunda.
A Quaresma, em si, é o tempo que antecede a Páscoa, começando na Quarta-feira de Cinzas, e vai até a Quinta-feira Santa, contabilizando o total de 40 dias. Exatamente 40 pois, através da Sagrada Escritura entendemos que os períodos de 40 dias servem para nos preparar espiritualmente para fatos importantes.
Um exemplo claro é a passagem de Jesus pelo deserto. E dessa forma também devemos encarar a quaresma, como um deserto, pois ela reacende em nós o desejo de conversão, e nos mostra as partes em nós que precisam de transformação, de vida nova. Não existe conversão sem renúncia e comprometimento, sem oração e sem sacrifícios.
Ou seja, temos como informações relevantes sobre a Quaresma:
1- Tempo que precede a Páscoa
2- Período voltado para conversão, oração e vivência da Palavra
3- Como o antigo povo de Israel, somos convidados a passar 40 dias em preparação, para então celebrar a Páscoa do Senhor
4- Na quaresma, temos a oportunidade de purificação, uma nova chance para a total conversão
5- O convite é claro: morrer para que uma vida nova nos seja dada
Dito isso, é possível entender sobre a importância desse período litúrgico. Vivênciá-lo de maneira inteira e profunda é o desejo de Cristo, para cada um de nós. Ele nos deu o exemplo, preparou-se de corpo e alma para Sua crucificação, que trouxe a salvação para o mundo.
Portanto, nesse período pré quaresmal, algumas práticas e preparações podem ser fundamentais para entrar de cabeça e cheio de determinação na Quaresma. Um ótimo exemplo é pensar e programar um jejum e uma penitência.
“O jejum é o alimento da alma e do espírito, a vida dos anjos, a morte do pecado, a extinção das culpas, o remédio da saúde, a raiz da graça, o fundamento da castidade”. (Santo Ambrósio)
Que tal dedicarmos esse sacrifício a Cristo? Acompanhando espiritualmente Ele, em Seu deserto, na Sua luta contra o mau e o pecado? Uma ótima quaresma a todos, que seja um período cheio de bênçãos.