Nesse primeiro dia de novembro, comemoramos a Solenidade de Todos os Santos, também chamado por alguns de “Páscoa de outono”.
Existem milhares de santos, que já fazem parte da Igreja Triunfante, em diversos tipos de vocação. Santos que buscaram a Deus no sacerdócio, no casamento, na evangelização, no amor ao próximo, no conhecimento de Deus, na própria profissão e santos que viveram e morreram em defesa da fé.
E, uma das premissas básicas de nossa fé é essa: somos todos convidados à santidade! Cristo deu-se em cruz para que a marca do pecado não mais nos condenasse, mas para que nos desse a oportunidade de vida nova, através da renúncia.
“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).
Então, porque a solenidade de hoje é importante? Por que devemos olhar para os santos e glorificá-los?
São Bernardo costumava dizer: “Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles”
Olhamos para o alto para alimentar a nossa esperança. Os santos são exemplos vivos do poder que a misericórdia divina possui. Sabemos que, se não fosse pela ação do Espírito Santo, nenhum dos santos seriam considerados santos. Ou seja, como sinal de esperança, a celebração vem nos lembrar de que é possível uma vida inteiramente pautada nas vontades do Senhor, independentemente da vocação que Ele nos concede.
E, para nos inspirar na busca da santidade, rezemos em conjunto essa oração:
“Jesus, que o mundo salvastes, dos que remistes cuidais, E vós, Mãe santa de Deus, por nós a Deus suplicai. Os coros todos dos Anjos, patriarcal legião, profetas de tantos méritos, pedi por nós o perdão. Ó precursor do Messias, ó Ostiário dos céus, com os Apóstolos todos, quebrai os laços dos réus. Santa Assembleia dos Mártires; vós, Confessores, Pastores, Virgens prudentes e castas, rogai por nós pecadores. Que os monges peçam por nós e todos que o céu habitam: a vida eterna consigam os que na terra militam. Honra e louvor tributemos ao Pai e ao Filho também, com seu Amor um só Deus, por todo o sempre. Amém.”
Todos os santos de Deus, rogai por nós!