Santo Antônio Maria Claret: A história do santo que inspira nosso carisma

“Um filho do Imaculado Coração de Maria é um homem que arde em caridade e abrasa por onde passa” (Claret)

 

Neste dia 24, comemoraremos a Solenidade de Santo Antônio Maria Claret, que é lembrado liturgicamente no mês de outubro. 

 

Antônio nasceu em 1807 no povoado Sallent, na Espanha. Tinha 9 irmãos, sendo o do meio, o quinto. Em sua família recebeu o exemplo e foi educado dentro da fé católica. Desde muito novo amava e tinha profunda devoção pela Virgem Maria e por Jesus Cristo, assim como pela Eucaristia.

 

Tinha grande habilidade com os meios de comunicação, e nisso, recebeu várias propostas bastante rentáveis, mas recusou todas pela sua vocação religiosa. Em 1835 foi ordenado sacerdote, depois de ter passado alguns anos auxiliando seu pai em uma fábrica de tecidos.

 

Fundou a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como os Padres Claretianos, e dedicou a sua vida à obra missionária.

 

Foi enviado para Cuba, onde tornou-se bispo da diocese da ilha. Sofreu diversas perseguições e grande oposição, mas sempre continuava sua missão com dedicação.

 

Com seus escritos, que chegaram a 144 obras, e suas missões populares, o santo chegou a evangelizar milhares de pessoas. Morreu no dia 24 de outubro de 1870, com 63 anos de idade, deixando para nós seu testemunho de santidade.

 

Hoje, o conhecemos como o “precursor da Ação Católica do mundo moderno” e, por esse motivo, nosso carisma vocacional é baseado em sua vida e nos seus ensinamentos.

 

Que hoje, em honra ao seu dia, possamos rezar essa oração, pedindo sua proteção e sua sabedoria, que o seu exemplo nos inspire, em todos os momentos.

 

Ó glorioso santo, vós que em vida sofrestes tantos tipos de violência e perseguições, como atentados, assaltos e ameaças de morte, mas que, pela vossa fé e confiança em Deus e no Imaculado Coração de Maria, todas as vezes nos livrastes desses males, intercedei por mim; e livrai-me to perigo de ser assaltado, roubado ou seqüestrado. Afastai de mim e de minha família toda espécie de violência física e moral. Amém. Santo Antônio Maria Claret, rogai por nós.” 

 

Convidamos também, todos os fiéis para participar desse evento especial conosco! A missa em intenção de Santo Antônio Maria Claret será hoje, dia 24 de outubro, às 19h.

 

Esperamos pela sua presença! 

Compartilhe essa notícia