Além da famosa data comemorativa, o Dia das Crianças, em 12 de outubro, os católicos brasileiros possuem a honra de celebrar a padroeira do país, e a aparição que coleciona devotos pelo mundo todo: Nossa Senhora Aparecida.
Há mais de 300 anos atrás foi encontrada, no Rio Paraíba, a Imagem de Maria. Os pescadores da cidade tinham a difícil missão de pegar peixes em abundância, pois Dom Pedro receberia a visita de um conde. Difícil missão pois não era temporada de pesca. Por isso, fizeram uma prece à Mãe de Deus pedindo ajuda.
Em uma das várias tentativas, um dos pescadores lançou as redes e apanhou a imagem de Nossa Senhora da Conceição – mas apenas o corpo. Lançando de novo, pegaram a cabeça que encaixou perfeitamente na imagem. Impressionados com o milagre, lançaram mais uma vez as redes e, desta vez, pegaram uma quantidade tão grande de peixes que tiveram medo de retornar ao porto pelo peso das redes, preocupados com a possibilidade da canoa virar.
Portanto, hoje nos recordamos dos três humildes pescadores que, prestes a perder a esperança, lançaram suas redes de novo e conseguiram, enfim, a pesca em abundância que tanto precisavam, um verdadeiro milagre!
Conforme os milagres foram acontecendo, a Mãe Aparecida foi ganhando fiéis e devotos por todos os cantos. E, assim, crescia mais a sua veneração. As romarias até a cidade de Aparecida ficavam cada vez mais frequentes, tudo para amar de perto àquela que honrou seus filhos e, por intercessão, fez possível tantos milagres.
Nossa Senhora Aparecida tornou-se então, padroeira de nossa amada nação, e protege seus filhos brasileiros com muito zelo e carinho. Que hoje, possamos nos aproximar mais dessa linda devoção, e pedir para que a Mãezinha proteja e abençoe todas as crianças desse Brasil.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!