TESTEMUNHAS DO EVANGELHO

“O cristão que comunga bem e com frequência pode dizer: “Vivo eu, porque sou homem como antes; mas já não sou o que era antes, sou o homem novo que recebi na comunhão, sou o que está em mim”. Como diz Jesus: “Quem come minha carne e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele. Assim como o Pai que me enviou está vivo e eu vivo pelo Pai, assim também o que come minha carne viverá por mim”. Portanto, quem comunga bem e com frequência, pode dizer com o Apóstolo que ninguém, nem nada é capaz de separá-lo da caridade de Jesus Cristo e que tudo pode naquele que o conforta” (Carta Ascética… ao presidente de um dos coros da Academia de São Miguel. Barcelona 1862, p.34s).

Para a Igreja, o primeiro meio de evangelização é o testemunho de vida. O evangelizador é, em primeiro lugar, testemunha do Evangelho, que é a vida e mensagem de Jesus, revelador do Pai. O apóstolo é convidado a ter uma vida entregue, sincera e inteiramente a Deus e ao bem do próximo, com um zelo sem limites. Santo Antônio de Pádua, Santo Patrono de Claret (Aut 102), cuja biografia o motivava (cf Aut 226), diz em um dos seus sermões: “A palavra tem força quando vai acompanhada das obras. Parem, por favor, com as palavras, e sejam as obras a falarem”.

A chave deste testemunho está, segundo Claret, na boa e frequente participação da Eucaristia. Unindo-se a Cristo no sacramento do seu Corpo e Sangue, o cristão se configura com Ele, chega a viver plenamente sua vida, caracterizada pelo amor oblativo, de entrega para o bem da humanidade, segundo o desígnio do Pai.

Este amor é a atmosfera que caracteriza a vida do servidor do Evangelho. Amor que o levará não só a imitar a Cristo, mas a identificar-se com Ele. Seu agir e seu pensar serão os mesmos de Cristo. Converter-se-á, como Jesus, em fiel cumpridor da vontade do Pai: que todos os homens se salvem e alcancem a verdade plena.

Todos nós devemos ter a profunda convicção de que o maior serviço que podemos prestar a nossos irmãos é a evangelização. É o caminho de transformação da humanidade desde dentro, possibilitando a chegada de um homem novo. O evangelizador é a testemunha fiel do advento do Reino, o instrumento válido para que todos tenham vida em Deus e a tenham em abundância.

Neste momento, o que preciso reforçar em minha vida para que ela se converta em testemunho crível da mensagem de Jesus para as pessoas com quem me relaciono?

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme