SEGUINDO OS PASSOS DE JESUS

“Jesus é e será meu Capitão. Eu quero segui-lo e o seguirei vestido com seu uniforme da cor das virtudes com que Ele vai vestido, isto é, de Pobreza, Desprezo e Humildade” (Propósitos do ano 1843, em AEC p 653).

Durante séculos e desde tempos antigos o chefe militar tem sido uma referência social de forte atração, visto como modelo para uma vida de entrega a ideais nobres. E tem servido como metáfora para a liderança espiritual do mesmo Jesus. Recordamos Santo Inácio de Loiola e sua obra, a Companhia de Jesus. Não se estranha que o missionário Claret, que aprendeu muito com Santo Inácio, descreva sua relação com Jesus nestes termos. O que quer significar é sua condição de seguidor de Jesus, discípulo seu.

Existe diferença entre um aluno e um discípulo. O aluno se enriquece com os ensinamentos do seu mestre, quer se trate de um ofício ou de uma ciência, que lhe permitirão desenvolver autonomamente uma profissão. O discípulo, sobretudo segundo a linguagem do Evangelho, juntamente com os ensinamentos, faz próprias também as opções e a forma de vida do Mestre. Este é um vínculo de caráter pessoal e por toda a vida. Numa palavra, um vínculo de amor, que leva a uma cuidadosa imitação e a um compromisso de fidelidade.

Por outra parte, quando Claret fala de vestir o mesmo uniforme do seu Capitão, se refere à visibilidade social da conduta do discípulo, que se define claramente com três características: pobreza, desprezos, humildade. Correspondem à imagem que de Jesus nos tem deixado São Paulo em sua carta aos Filipenses (cf 2,6-8): uma imagem nada intimista. É o que a nós, os discípulos, nos toca não só pregar, mas também testemunhar com a vida em nosso ambiente.

O que faz o discípulo de Jesus se enamorar dele e sustentar-se fiel a Ele não é um código disciplinar ou um sonho ou um ideal abstrato, mas a mesma pessoa do Senhor. Devemos nos perguntar se, como Claret, nos deixamos encarnar pela pessoa de Jesus, o Jesus do Evangelho. Nosso modo de viver é um reflexo desta encarnação da pessoa de Jesus?

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme