Introdução

O homem atual procura testemunhas, pessoas cuja vida autentica o que dizem crer. Ao encontrar-se com testemunhas convincentes, se sente como que iluminado para colocar em andamento seus mais nobres projetos e realizar seus melhores sonhos. A vida da testemunha se caracteriza pela coerência entre palavras, obras e projetos; coerência que a converte em modelo de identidade para quantos entram em contato com ela. Seu influxo saudável vai muito mais além da própria época: muitas pessoas do passado continuam nos interpelando hoje.

O Padre Claret viveu em tempo de mudanças em quase todas as fases da sua existência humana. Uma sociedade tradicionalmente cristã passava por uma forte crise em suas possibilidades de continuar sendo; da noite para o dia, sentiu-se com sua fé um tanto na intempérie. Em tal situação, Claret optou por suas missões populares, exercícios espirituais e escritos pedagógico-pastorais como meios de revitalização cristã. Enquanto suas pregações chegavam a grupos limitados, embora frequentemente multitudinários, seus livros alcançavam milhões de pessoas. E aquela voz profética continua ressoando em seus escritos, que ainda hoje têm o poder de inflamar quem desejar viver como discípulo de Jesus. São livrinhos que resumem compromisso de fidelidade missionária e que convencem de que a entrega aos valores evangélicos vale a pena.

A agenda Claret Contigo oferece alguns fragmentos mais significativos dos numerosos escritos de Claret, pensando em um amplo leque de destinatários, sobretudo, leigos que se sintonizam com seu espírito apostólico e desejam alimentá-lo com seu pensamento. Os 365 fragmentos são comentados por diversos autores e com grande variedade de estilo à luz da biografia total de Claret e dos desafios da época atual, a fim de fortalecer o serviço eclesial do laicato crente.

Desde o Centro de Espiritualidade Claretiana (CESC) de Vic, vai o nosso cordial agradecimento aos autores dos comentários. E aos leitores de Claret Contigo, nosso desejo de uma gozosa experiência ao percorrer o ano em companhia do grande Missionário, servindo-se cada dia de uma “pequena ração” das suas palavras e vivências. Que o Coração de Maria nos acompanhe nesta caminhada.

  1. Jesu Doss, cmf

Diretor

Centro de Espiritualidade Claretiana

Vic

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme