EVANGELHO ENCARNADO NA VIDA

“Todos os cristãos dos primeiros tempos da Igreja eram tão exemplares, que Tertuliano os chamava Compêndio do Evangelho; isto é, em sua conduta se revelava, compendiado e posto em prática, o mesmo Evangelho” (L’Egoismo Vinto. Roma 1869, p. 74, em EE p. 427).

Desde pequeno Claret assistia a explicação do Evangelho. O ideal de vida com que sonhava era identificar-se com ele.  E mirava sempre para onde se poderia realizar este ideal. Procurava nos Santos um modo concreto de realizá-lo. Na hora de julgar a conduta dos sacerdotes, os submetia à prova do estilo evangélico.

Claret conheceu as calúnias que circulavam contra os sacerdotes católicos e as anotava para ver se não havia algo de verdade nelas: “Que seria da religião católica se tivéssemos que julgá-la pelo procedimento da maior parte, para não dizer de todos os ministros? A degradação moral do Clero vai tocando o ápice. Aumenta de um ano para outro, de um dia para outro e de uma hora a outra… metidos em intrigas políticas e feitos uns egoístas se esquecem de completamente das palavras de seu divino Mestre, que diz: Meu reino não é deste mundo. Não estudam nem ensinam a moral… Não pregam o Evangelho e ocupam-se com os interesses de partidos políticos…” (Aut 730-731).

Contrastava esta conduta com seu estilo de conceber a mesma pregação: “O estilo que me propus desde o princípio foi o do santo Evangelho: simplicidade e clareza” (Aut 297).

Hoje a palavra de Claret poderia ser um chamado a viver segundo o Evangelho. Esta citação era dirigida aos sacerdotes; mas ao dirigir-se aos leigos insistia com eles sobre as mesmas ideias, sempre valendo-se de comparações, semelhanças, exemplos históricos verdadeiros; os demais eram tomados da santa Escritura. Havia observado que uma das coisas que mais chamava a atenção de todos, sábios e ignorantes, crentes ou descrentes, eram as comparações sobre coisas naturais” (Aut 297).

Natureza e Evangelho unidos podem ser os grandes inspiradores da nossa conduta.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme