COM JESUS COMO MODELO

“Desde o princípio me encantou o estilo de Jesus Cristo em sua pregação. Que comparações! Que parábolas! Eu me propus imitá-lo com comparações, semelhanças e estilo simples” (Aut 222).

Há muitos que atualmente preferem “seguir a moda” a “ter estilo”. Não é o mesmo, embora na linguagem coloquial se usem expressões como se fossem sinônimos. Não se trata de frases sinônimas simplesmente.

* “Seguir a moda” se reduz a mimetizar externamente o que quase todos, ou a grande maioria, fazem, dizem, pensam ou vestem. É uma atividade superficial e de pouca conta; por isso sua existência é efêmera. Não há nada que passe tão velozmente como o estar na moda. Mas seu aspecto mais sombrio é que implica entregar-se a gostos alheios, anular a própria personalidade, eliminar o pessoal enquanto distinto e, como resultado, nivelação por baixo.

* “Ter estilo” é outra coisa. Afeta o ser. Toca fundo. O estilo é este algo indefinido, mas real, que permite mostrar por fora uma beleza genuína que tem sua fonte, dentro. O estilo é inconfundivelmente pessoal. Não se repete, embora se contagie. É sedutor, embora inimitável. Não permite cópias. E não perde sua elegância, por mais que o tempo imponha sua lei.

Claret foi um “homem com estilo”. Aprendeu de Jesus. O Mestre de Nazaré penetrou nele muito mais profundamente que os desenhos de tecidos, aos quais Claret se dedicou com paixão e com êxito em sua juventude. O estilo de Claret se conformou imitando Jesus. Que tem Jesus que tanto consegue transformar? Desde criança e até a sepultura… Até depois inclusive!… Claret teve estilo. Inconfundivelmente missionário. Estilo que jamais passará de moda.

Podemos fazer uma parada no caminho diante destas palavras. E fazemos estas perguntas essenciais que somente poderemos responder se buscarmos a verdade. Quando olho para Jesus, que vejo? Quando os demais me olham, que veem? As respostas falarão, sem sombra de dúvidas, de “estilo”.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme