Cinco minutos para a Alegria

“Eu sei que hoje os documentos não despertam o mesmo interesse que em outros tempos e são rapidamente esquecidos” (EG,25).

Assim escreveu o mesmo Papa Francisco em sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium. E esta é, precisamente, a razão pela qual nos aventuramos a oferecê-la adaptada neste novo livro da conhecida coleção dos “cinco minutos”.

A exortação do Papa Francisco tem, por seu caráter programático, um valor e uma transcendência capital nesta hora da Igreja. O Papa quis convidar-nos a uma “nova etapa evangelizadora”, marcada pela alegria, indicando novos rumos para a caminhada da comunidade cristã nos próximos anos. Esta adaptação que apresentamos quer ser uma resposta a este convite e um compromisso editorial concreto da nossa parte. Queremos assim tentar manter vivo o interesse das suas palavras e evitar, na medida do possível, que estas caiam logo no esquecimento.

A ideia de oferecer esta publicação nasceu em uma reunião de sacerdotes na qual vários deles acharam interessante poder ler diariamente aos fieis um pequeno fragmento da Exortação, para fazê-la conhecida. Uma boa ideia, simples e muito apropriada para esta coleção, que sem dúvida, terá ulteriores ressonâncias e aplicações.

A forma de falar e de escrever do Papa Francisco é natural e concentrada. Suas ideias vão ao essencial e têm a capacidade de estimular o leitor por seu caráter claro e exortativo. Não são poucos os que ao escutá-lo se sentem convidados a caminhar com mais entusiasmo, alegria, força e esperança. Adultos e jovens de todo o mundo recebem com agrado estas palavras ungidas que nos aproximam de Deus e nos estimulam no compromisso com os irmãos. Inclusive o “continente digital” está sendo transpassado também por suas mensagens, que cada vez mais se partilham de forma “viral”, especialmente através das redes sociais. O Papa Francisco se converteu, provavelmente, na voz mais escutada e mais apreciada do planeta. É a voz que recolhe hoje o eco dos desejos e dos sonhos mais profundos da humanidade.

Os Cinco minutos para a alegria querem acender em você, querido leitor, querida leitora, seus melhores desejos e sonhos, por meio das mãos de Francisco. Deixe-se levar por suas palavras e não deixe de acreditar em um mundo melhor e mais digno. Sonhe com esta humanidade nova da qual você já faz parte porque o mesmo Deus quis contar com você.

Com estes pequenos fragmentos nós queremos fazer chegar a Evangelii Gaudium a todos, de forma popular, fácil e acessível. Oferecer-lhe-emos suas palavras organizadas em forma de calendário para que as possa ler diariamente. Não são nossas. São do Papa Francisco, pedagogicamente dosificadas, com intenção de sair ao seu encontro e iluminar seus dias.

O uso deste libro fará com que estas palavras se convertam para você em reflexão e oração. Cinco minutos intensos são suficientes para dar sentido a toda uma jornada e ler os acontecimentos com os olhos do amor e da fé, próprios de uma mente aberta e de um coração que acredita. Você poderá usar também na liturgia diária da Igreja (laudes, vésperas, eucaristia…) como uma breve leitura que inspire a comunidade cristã em que vive. Poderá partilhá-los e fazer com que chegue também a muitos outros via internet. Os índices que encontrará no final do livro o ajudarão a encontrar os temas de forma útil e apropriada. Os títulos para cada dia lhe darão uma pequena pauta.

Convido-o a tomar sua porção de cada dia. Não corra na leitura. O dia a dia tem seu próprio ritmo. Com certeza encontrará razões interiores que irão fortalecendo-o na alegria, na doce alegria de evangelizar, que o levará cada vez mais a Deus e ao encontro com seus irmãos. Não temos outra intenção.

 

Fernando Prado Ayuso cmf.
Publicações Claretianas

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme