APREÇO PELAS MEDIAÇÕES

“Oh, quanto me serviram a instrução do Catecismo e os conselhos e advertências de meus pais e professores…!” (Aut 26).

Temos a sensação, sobretudo quando adolescentes, de que a história e o mundo nasceram com a gente. Parece-nos que há um antes e um depois do que conhecemos, sabemos, podemos,… a realidade, por sua vez, costuma encarregar-se de despertar-nos deste sonho infantil. Também costumamos dizer que ninguém entra em cabeça alheia, e parece que temos que fazer as mesmas coisas para ter certeza do que se trata. Queremos aparecer como adiantados quando não aproveitamos das lições que outros fizeram na vida.

E é verdade que cada um, em última instância (e com a presença e companhia de outros), tem que ir abrindo passagem, fazendo caminho, buscando seu lugar…, mas a sabedoria das grandes tradições populares e religiosas, também entre elas a da Bíblia, nos recorda a conveniência e oportunidade de prestar atenção ao aviso, ao conselho, ao ensinamento e instrução daqueles que já fizeram um certo caminho de vida e realizaram uma determinada aprendizagem na arte da vida. E tudo isto também porque o normal é que não saibamos, que duvidemos…

Realmente para conhecer se deve querer conhecer. Para entender, se deve querer entender. Peça ao Senhor, pois, querer conhecer e entender, isto é, peça inteligência e sabedoria, para querer escutar e entender o que fazer, quando, como, com quem…, para conhecer e amar de verdade, também para viver em verdade. Também para reconhecer e agradecer tudo aquilo e a todos aqueles que lhe ensinaram ser o que é e a viver a nobre arte da vida. Em meio a tantas e tão diferentes vozes, talvez não poucas delas oportunamente orquestradas com dose de notoriedade, publicidade e ruído, que lhe chegam de um lugar e de outro e que querem influir e determinar seu modo de ser e de fazer, você tem que aprender a discernir, discriminar, escolher… Você se deixa aconselhar, assessorar? Quem lhe dá conselhos e o assessora?

 

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme