A PALAVRA E A ORAÇÃO LANÇAM O MISSIONÁRIO

“Em muitas partes da Santa Bíblia eu sentia a voz do Senhor que me chamava para que saísse a pregar. Na oração acontecia o mesmo. Tanto que tomei a decisão de deixar o serviço paroquial e ir a Roma e apresentar-me à Congregação de “Propaganda Fide” (Evangelização dos povos) para que me mandasse a qualquer parte do mundo” (Aut 120).

Importante confidência de Claret. Depois de ser ordenado sacerdote na diocese de Vic, ficou encarregado da Paróquia de Santa Maria de Sallent, sua cidade natal. E ali, em sua leitura da Bíblia e na oração, sentiu o chamado crescente de Deus a “ir mais longe”, a ser missionário do Evangelho mais além dos limites e ataduras da sua pequena Paróquia e ainda na sua terra. E decidiu ir a Roma para que o enviassem a um país de missão, onde Jesus não fosse ainda conhecido.

Entre idas e vindas, Claret tardaria quase dois anos a dedicar-se plenamente ao seu ideal missionário. Começou na Catalunha quando havia 33 anos e depois recebeu de Roma o título de “Missionário Apostólico”. No futuro receberia muito mais títulos, mas todos contra sua vontade; o seu era só ser “Missionário Apostólico”. Sua vida inteira confirmaria, às vezes contra o vento e a maré, esta vocação sua na Igreja e no mundo. Quando recebeu a nomeação de Arcebispo, não aceitou, entre outras razões porque tal cargo o vincularia a um lugar muito concreto, quando, segundo suas palavras ao Núncio, “meu espirito é para todo o mundo” (EC I, p. 305).

A quem procura conhecer e viver sua própria vocação, colocando seus dons pessoais a serviço do bem comum, Deus abençoa porque colabora com sua vontade de amor. É o que ensina Jesus na parábola dos talentos, mostrando que são elogiados e premiados os que fazem frutificar seus dons. Claret sabia disso. Por isso, é fácil imaginar o diálogo de Claret com você (leitor ou leitora) perguntando-lhe, depois de contar-lhe como descobriu ele sua vocação pessoal e decidiu a segui-la.

Você já descobriu sua vocação na Igreja? Se descobriu, siga-a. Se ainda não descobriu, procure-a.

Adicionar Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color scheme